TREINAMENTO FUNCIONAL



O de Hércules. Na Grécia antiga encontramos os jogos olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma antiga, entre os gladiadores.Treinamento Funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos
Na atualidade o Treinamento Funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo-esquelético, por trabalhar em cima da função articular( Mobilidade e Estabilidade). Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
A base do treinamento funcional está no desenvolvimento das PGM ( Padrões Gerais de Movimentos), que são PUXAR,EMPURRAR, EXERCÍCIOS DOMINANTES DE JOELHO, DOMINANTES DE QUADRIL E GIRO DE TRONCO,
Já foi dito que as pessoas normais preparam-se com métodos convencionais, e que pessoas excepcionais preparam-se com métodos excepcionais - ISSO É O OBJETIVO DO TREINAMENTO FUNCIONAL: DAR A TODOS OS USUÁRIOS, ATLETAS OU NÃO, A CONDIÇÃO DE ATINGIR SEUS OBJETIVOS.

Valências Físicas do Treinamento Funcional
O treinamento funcional visa trabalhar as valências físicas de forma equilibrada, entre as valências físicas abordadas pelo método estão:
ü  Equilíbrio
ü  Força
ü  Flexibilidade
ü  Resistência
ü  Coordenação
ü  Velocidade